Montando
um sistema respiratório.
Os
seres humanos respiram dia e noite, sem cessar! Mas não nos damos conta disso.
Vamos conhecer os órgãos que fazem essa função?
Materiais:
-
Um canudo de caneta ou de refrigerante.
-
Dois balões de aniversario.
-
Uma garrafa PET de 500ml ou de 600ml.
-
Fita adesiva.
Procedimentos:
1.
Coloque
um balão preso a uma das extremidades do tubo de caneta.
2.
Fure
a tampa da garrafa e encaixe a outra extremidade do tubo.
3.
Corte
a garrafa PET um pouco abaixo da metade.
4.
Coloque
outro balão fechando a garrafa PET onde cortou, prenda-o com fita adesiva.
5.
Puxe
o balão que esta preso a garrafa PET e observe o que acontece.
Responda:
1.
Quando
você puxou o balão que esta em baixo da garrafa PET o que acontece com o balão
que estado lado de dentro?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
O
que representa os movimentos dos balões no sistema respiratório humano?
________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
Complete
a tabela abaixo de acordo com que cada estrutura representa no sistema
respiratório humano
Tubo de caneta
|
|
Baloes de dentro
|
|
Garrafa PET
|
|
Balão de fora
|
4.
Qual
a importância da estrutura representada pelo balão que está fora da garrafa PET
para a respiração humana?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
![]() |
Data: 02/05/2012
Montando uma coluna de compostagem
Identificando as estruturas dos sistemas reprodutores humanos.
O sistema reprodutor humano, também chamado de sistema genital,
é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino,
observe as peças de resina que representam estes sistemas e responda as
questões abaixo:
1. Observe atentamente o sistema reprodutor
masculino:
a) Esquematize os órgãos que compõem este sistema
e identifique as seguintes estruturas testículos, epidídimo, canais deferentes,
uretra, pênis, próstata, vesícula seminal.
b) Indique a função de cada estrutura
identificada acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Utilizando setas construa o trajeto que
permita descrever o caminho percorrido pelo espermatozóide desde a sua produção
até a ejaculação.
2. Observe atentamente o sistema reprodutor
feminino:
a) Esquematize os órgãos que compõem este sistema
e identifique as seguintes estruturas vagina, útero, tubas uterinas, ovários.
b) Indique a função de cada estrutura
identificada acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Utilizando setas construa o trajeto que
permita descrever o caminho percorrido pelo espermatozóide no interior do corpo
feminino quando ocorre a fecundação.
3. Ainda com base na observação do recurso responda:
a) Órgãos que produzem espermatozóides:______________________________
b) Órgãos que produzem óvulos:______________________________________
c) Órgãos onde ocorre a fecundação:___________________________________
d) Órgão onde o embrião se desenvolve:________________________________
a) Órgãos que produzem espermatozóides:______________________________
b) Órgãos que produzem óvulos:______________________________________
c) Órgãos onde ocorre a fecundação:___________________________________
d) Órgão onde o embrião se desenvolve:________________________________
4. Explique porque a vasectomia (corte dos canais
deferentes) e a laqueadura (corte e amarração das tubas uterinas) são métodos
contraceptivos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Complete as frases:
________________é o encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina. Apenas um dos milhões de espermatozóides penetra no óvulo.
_________________é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
_________________é a liberação do sêmem, geralmente, através de um órgão copulador.
________________ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.
________________é o encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina. Apenas um dos milhões de espermatozóides penetra no óvulo.
_________________é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
_________________é a liberação do sêmem, geralmente, através de um órgão copulador.
________________ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.
6.
Elabore uma
continuidade para as historias iniciadas abaixo utilizando seus conhecimentos
sobre os sistemas reprodutores e os conceitos que os envolvem. Escolha apenas
um item e rediga um texto com no mínimo 15 linhas.
1: Tudo começou quando fui liberado dentro do canal vaginal. Olhei a minha volta e, iguais a mim, eram milhões...
2: Quando dei por mim, estava na tuba
uterina. Olhei a minha volta e estava completamente sozinho....

Data: 28/03/2012
Ai esta a lista de exercício trabalhada em sala hoje. Vão resolvendo as questões em casa.
Lista
de exercício –Leis de Newton
Responda
as questões em seu caderno:
1)
Num cabo-de-guerra, três garotos puxam a
corda para a direita. A força que cada um faz é: 50N, 30 N, 55N. Outros três
puxam a corda para a esquerda, com as forças: 60N, 45N, 40N. Qual é o valor é o
sentido da força resultante?
2)
Um corpo está submetido à ação de duas
forças, que valem 12N e 16N. Qual a resultante dessas forças quando:
a) Elas
são paralelas e no mesmo sentido
b) Elas
são paralelas e sentidos opostos
3)
Explique por que o cavaleiro da figura
abaixo pode ser arremessado para longe do cavalo se este parar de repente. Qual
a lei que explica esse fenômeno?
4) Você
empurra uma bola de metal sobre uma superfície de vidro até que ela adquira a
velocidade de 5m/s e depois a solta. Se não houver atrito com a superfície nem
resistência do ar, como será o movimento da bola?
5) Por
que, na prática, a bola da questão anterior acaba parando?
6) Se
o corpo estiver em repouso, é preciso uma força para coloca-ló em movimento. Se
o corpo estiver em movimento, a força parar de agir e nenhuma força atuar sobre
ele, o que acontece com o corpo? Indique sem seu caderno qual das opções abaixo
é correta.
a) Para
assim que a força parar de agir.
b) Continua
se movendo em linha reta e com velocidade constante.
c) Passa
a mover aceleradamente.
d) Vai
parando aos poucos.
7) Calcule
a aceleração de um corpo de 10 kg de massa, sobre o qual esta agindo uma força
resultante de 100N. Qual a lei que permite este cálculo?
8) Um jogador chuta uma bola de 0,5kg de massa
aplicando uma força de 100N. Desprezando-se a resistência do ar e o atrito,
qual a aceleração que ele transmite à bola?
9) Um
corpo com massa de 700kg deloca-se com aceleração de 6m/s2 . Qual a
resultante das forças que agem sobre ele?
10) Dois carrinhos de supermercado, um com massa de 10kg e outro com massa de 15kg, são
empurrados com forças horizontais e iguais. Desprezando-se as forças de atrito,
descubra qual dos carrinhos adquiri maior velocidade após a aplicação das
forças. Explique.
11)
Se você encher um balão de festa e depois
soltá-lo sem prender a abertura, o que acontece? Justifique sua resposta
utilizando as leis de Newton.
12)
Imagine duas pessoas andando de patins.
Se uma delas pedir a outra que lhe dê um empurrãozinho, o que acontece: as duas
se deslocam ou apenas uma delas? Qual o sentido do deslocamento?
13)
Indique
as afirmativas verdadeiras:
a) Se
a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, ele estará em
repouso ou em movimento retilíneo uniforme.
b) Pela
segunda lei de Newton, a aceleração que um corpo adquiri é diretamente
proporcional à força que atua sobre ele.
c) No
sistema internacional, a força é expressa em newtons (N), a massa em
quilogramas (Kg) e a aceleração em metro por segundo ao quadrado (m/s2).
d) Quanto
maior a massa de um corpo, menor a sua inércia.
e) Quando
um jogador chuta uma bola, esta exerce uma força sobre seu pé.
14)
Utilizando um conceito da física explique por
que é importante usar o cinto de segurança no carro.
15)
Por que é perigoso saltar do ônibus em movimento?
Utilize uma lei da física em sua explicação.
16)
Por que é mais fácil parar o movimento
de uma bola de tênis do que o de uma bola de futebol de salão? (Considere que
ambas estejam chegando com a mesma velocidade em suas mãos.)
17)
Leia o texto e responda as questões:
Interação entre
os corpos
Quando o personagem de He Man diz “Eu
tenho a força!”, seu criador está cometendo um erro de linguagem bastante
comum, pois os corpos não têm força. Força é o resultado da interação entre
corpos.
Por exemplo, quando um jogador de
futebol dá um chute, a força que seu pé aplica na bola só aparece no momento em
que o pé toca a bola. Essa força faz com que a bola se desloque. Assim que a
bola se afasta do pé, a força que este aplicou nela deixa de existir.
He Man deveria dizer então: “Eu sou
capaz de aplicar força de grande intensidade!”.
a)
No
momento do chute na bola, há também
outra força que não esta mencionada no texto e que age no pé do jogador.
Que lei de Newton relaciona essas duas forças?
b)
A
que lei de Newton a frase “Essa força faz com que a bola se desloque” está se
referindo?
c)
Por
que a bola para certo tempo depois do chute?
Data: 08/02/2012
Promovendo a solidariedade.
Hoje fizemos uma dinâmica, no 9º ano muito
divertida para promover a solidariedade, a tolerância e o amor entre os
colegas.
Colocamos papeis nos braços presos com fita crepe
de modo que ninguém poderia dobrar os braços.
Distribui um bis para cada aluno e pedi para eles
comerem... aliás nem precisei pedir todos estavam loucos para devorar o
chocolate. Mas como estavam impedidos de levar o bis ate a boca por conta do
papel no braço logo descobriram que só conseguiriam comer se desse o seu
chocolate para outro colega.
Parabéns
9º ano pelo espírito de solidariedade.
legal
ResponderExcluirlegal essa atividades
ResponderExcluir