Atividade em sala

Data: 04/05/2012

Montando um sistema respiratório.
Os seres humanos respiram dia e noite, sem cessar! Mas não nos damos conta disso. Vamos conhecer os órgãos que fazem essa função?

Materiais:
- Um canudo de caneta ou de refrigerante.
- Dois balões de aniversario.
- Uma garrafa PET de 500ml ou de 600ml.
- Fita adesiva.

Procedimentos:
1.      Coloque um balão preso a uma das extremidades do tubo de caneta.
2.      Fure a tampa da garrafa e encaixe a outra extremidade do tubo.
3.      Corte a garrafa PET um pouco abaixo da metade.
4.      Coloque outro balão fechando a garrafa PET onde cortou, prenda-o com fita adesiva.
5.      Puxe o balão que esta preso a garrafa PET e observe o que acontece.



Responda:
1.      Quando você puxou o balão que esta em baixo da garrafa PET o que acontece com o balão que estado lado de dentro?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2.      O que representa os movimentos dos balões no sistema respiratório humano?
________________________________________________________________________________________________________________________________

3.      Complete a tabela abaixo de acordo com que cada estrutura representa no sistema respiratório humano

Tubo de caneta

Baloes de dentro

Garrafa PET

Balão de fora


4.      Qual a importância da estrutura representada pelo balão que está fora da garrafa PET para a respiração humana?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________










Data: 02/05/2012


Montando uma coluna de compostagem

















Identificando as estruturas dos sistemas reprodutores humanos.

O sistema reprodutor humano, também chamado de sistema genital, é formado por órgãos que constituem o aparelho genital masculino e feminino, observe as peças de resina que representam estes sistemas e responda as questões abaixo:

1.      Observe atentamente o sistema reprodutor masculino:
a)      Esquematize os órgãos que compõem este sistema e identifique as seguintes estruturas testículos, epidídimo, canais deferentes, uretra, pênis, próstata, vesícula seminal.

b)      Indique a função de cada estrutura identificada acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever o caminho percorrido pelo espermatozóide desde a sua produção até a ejaculação.


2.      Observe atentamente o sistema reprodutor feminino:
a)      Esquematize os órgãos que compõem este sistema e identifique as seguintes estruturas vagina, útero, tubas uterinas, ovários.

b)   Indique a função de cada estrutura identificada acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)    Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever o caminho percorrido pelo espermatozóide no interior do corpo feminino quando ocorre a fecundação.

3.      Ainda com base na observação do recurso responda:
a) Órgãos que produzem espermatozóides:______________________________
b) Órgãos que produzem óvulos:______________________________________
c) Órgãos onde ocorre a fecundação:___________________________________
d) Órgão onde o embrião se desenvolve:________________________________

4.      Explique porque a vasectomia (corte dos canais deferentes) e a laqueadura (corte e amarração das tubas uterinas) são métodos contraceptivos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5.      Complete as frases:
________________é o encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina. Apenas um dos milhões de espermatozóides penetra no óvulo.
_________________é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
_________________é a liberação do sêmem, geralmente, através de um órgão copulador.
________________ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.

6.      Elabore uma continuidade para as historias iniciadas abaixo utilizando seus conhecimentos sobre os sistemas reprodutores e os conceitos que os envolvem. Escolha apenas um item e rediga um texto com no mínimo 15 linhas.


1: Tudo começou quando fui liberado dentro do canal vaginal. Olhei a minha volta e, iguais a mim, eram milhões...

2: Quando dei por mim, estava na tuba uterina. Olhei a minha volta e estava completamente sozinho....



                                     


Data: 28/03/2012

Data: 24/02/2012

Ai esta a lista de exercício trabalhada em sala hoje. Vão resolvendo as questões em casa.



Lista de exercício –Leis de Newton


Responda as questões em seu caderno:


1)      Num cabo-de-guerra, três garotos puxam a corda para a direita. A força que cada um faz é: 50N, 30 N, 55N. Outros três puxam a corda para a esquerda, com as forças: 60N, 45N, 40N. Qual é o valor é o sentido da força resultante?


2)      Um corpo está submetido à ação de duas forças, que valem 12N e 16N. Qual a resultante dessas forças quando:


a)      Elas são paralelas e no mesmo sentido


b)      Elas são paralelas e sentidos opostos 

3)      Explique por que o cavaleiro da figura abaixo pode ser arremessado para longe do cavalo se este parar de repente. Qual a lei que explica esse fenômeno?

 
4)      Você empurra uma bola de metal sobre uma superfície de vidro até que ela adquira a velocidade de 5m/s e depois a solta. Se não houver atrito com a superfície nem resistência do ar, como será o movimento da bola? 

5)      Por que, na prática, a bola da questão anterior acaba parando?

6)      Se o corpo estiver em repouso, é preciso uma força para coloca-ló em movimento. Se o corpo estiver em movimento, a força parar de agir e nenhuma força atuar sobre ele, o que acontece com o corpo? Indique sem seu caderno qual das opções abaixo é correta.

a)      Para assim que a força parar de agir.

b)      Continua se movendo em linha reta e com velocidade constante.

c)      Passa a mover aceleradamente.

d)     Vai parando aos poucos.

7)      Calcule a aceleração de um corpo de 10 kg de massa, sobre o qual esta agindo uma força resultante de 100N. Qual a lei que permite este cálculo?

8)       Um jogador chuta uma bola de 0,5kg de massa aplicando uma força de 100N. Desprezando-se a resistência do ar e o atrito, qual a aceleração que ele transmite à bola?

9)      Um corpo com massa de 700kg deloca-se com aceleração de 6m/s2 . Qual a resultante das forças que agem sobre ele? 

10)   Dois carrinhos de supermercado, um com  massa de 10kg e outro com massa de 15kg, são empurrados com forças horizontais e iguais. Desprezando-se as forças de atrito, descubra qual dos carrinhos adquiri maior velocidade após a aplicação das forças. Explique.

11)   Se você encher um balão de festa e depois soltá-lo sem prender a abertura, o que acontece? Justifique sua resposta utilizando as leis de Newton.

12)  Imagine duas pessoas andando de patins. Se uma delas pedir a outra que lhe dê um empurrãozinho, o que acontece: as duas se deslocam ou apenas uma delas? Qual o sentido do deslocamento?

13)  Indique as afirmativas verdadeiras:

a)      Se a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, ele estará em repouso ou em movimento retilíneo uniforme.

b)      Pela segunda lei de Newton, a aceleração que um corpo adquiri é diretamente proporcional à força que atua sobre ele.

c)      No sistema internacional, a força é expressa em newtons (N), a massa em quilogramas (Kg) e a aceleração em metro por segundo ao quadrado (m/s2).

d)     Quanto maior a massa de um corpo, menor a sua inércia.

e)      Quando um jogador chuta uma bola, esta exerce uma força sobre seu pé.



14)   Utilizando um conceito da física explique por que é importante usar o cinto de segurança no carro.

15)  Por que é perigoso saltar do ônibus em movimento? Utilize uma lei da física em sua explicação.

16)  Por que é mais fácil parar o movimento de uma bola de tênis do que o de uma bola de futebol de salão? (Considere que ambas estejam chegando com a mesma velocidade em suas mãos.)

17)   Leia o texto e responda as questões:



Interação entre os corpos



Quando o personagem de He Man diz “Eu tenho a força!”, seu criador está cometendo um erro de linguagem bastante comum, pois os corpos não têm força. Força é o resultado da interação entre corpos.

Por exemplo, quando um jogador de futebol dá um chute, a força que seu pé aplica na bola só aparece no momento em que o pé toca a bola. Essa força faz com que a bola se desloque. Assim que a bola se afasta do pé, a força que este aplicou nela deixa de existir.

He Man deveria dizer então: “Eu sou capaz de aplicar força de grande intensidade!”.



a)      No momento do chute na bola, há também  outra força que não esta mencionada no texto e que age no pé do jogador. Que lei de Newton relaciona essas duas forças?

b)      A que lei de Newton a frase “Essa força faz com que a bola se desloque” está se referindo?

c)      Por que a bola para certo tempo depois do chute?



Data: 08/02/2012

Promovendo a solidariedade.


Hoje fizemos uma dinâmica, no 9º ano muito divertida para promover a solidariedade, a tolerância e o amor entre os colegas.

Colocamos papeis nos braços presos com fita crepe de modo que ninguém poderia dobrar os braços.




Distribui um bis para cada aluno e pedi para eles comerem... aliás nem precisei pedir todos estavam loucos para devorar o chocolate. Mas como estavam impedidos de levar o bis ate a boca por conta do papel no braço logo descobriram que só conseguiriam comer se desse o seu chocolate para outro colega.






Parabéns 9º ano pelo espírito de solidariedade.


2 comentários: