Nas aulas de hoje fizemos
uma dinâmica chamda brincadeira das bexigas. O objetivo foi mostrar a importância do trabalho em grupo para alcançar o
mesmo objetivo. Cada aluno encheu sua
bexiga. Ao som de uma música animada ficaram jogando as
bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que
não caiam no chão dei sinal para ir saindo da brincadeira um a um. Os alunos que ficarão não podiam deixar as bexigas caírem, os
alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
A brincadeira termina quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
A brincadeira termina quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
crito na bexiga que pegou.Após a dinâmica foi apresentado o
planejamento semestral e a organização das aulas, atividades e avaliação de
Ciências.
O ano já começou!
Nenhum comentário:
Postar um comentário